O que é conexão para a Disciplina Positiva?
top of page

O que é conexão para a Disciplina Positiva?


Sentir conexão é sentir que pertence à família ou ao grupo classe, é sentir-se importante, necessário nesse grupo.

Como desenvolver esse senso de pertença nos nossos filhos e alunos?

Existem muitas formas:

Demonstração de afeto, carinho - Muitas vezes estamos tão ocupados com nossa função de cuidar, prover, orientar, enfim, ser pais, mães e educadores que não sobra tempo para demonstrarmos através de gestos carinhosos todo nosso amor!

Os abraços, por exemplo, têm poderes mágicos! A Dra Jane Nelsen nos ensina a usar essa técnica (a técnica do abraço) quando as crianças (e às vezes nós), estamos descontrolados. Imagine a seguinte cena: aconteceu alguma coisa e seu filho começa a ter um ataque de birra. Essa é uma das situações mais desafiadoras para os pais, principalmente porque parece que “nada funciona”! Dessa vez, você olha bem nos olhos do seu filho e, calmamente pede (não manda, não exige, não dá- pede) um abraço dizendo: “Filho(a), eu preciso do seu abraço.” Se seu filho se recusar a dar esse abraço, você insiste só mais uma vez: “Eu preciso do seu abraço”. Se mesmo assim seu filho(a) não quiser te abraçar, você pode dizer: “Eu ainda preciso do seu abraço, me procure quando estiver pronto.” E saia de cena.

Eu sei que é difícil! Mas testei essa técnica com minha filha e o abraço (ela cedeu depois do segundo pedido- acho que ficou surpresa e sem ação) nos acalmou, nos aproximou, continuamos abraçadas e chorando, nos conectamos de novo.

bottom of page