5 formas de desenvolver um sentimento de pertença nas criançasBete P. Rodrigues Bete P Rodrigues
top of page

5 formas de desenvolver um sentimento de pertença nas crianças


Seus filhos estão tendo a impressão que não são importantes? Quantas vezes falamos para nossos filhos: “Pode falar, filho, estou te ouvindo” e continuamos a fazer outras coisas: dirigir, cozinhar, a mexer no celular... Será que estamos sendo bons ouvintes? Realmente atentos ao que eles estão nos dizendo? Sabemos que nossos filhos nos dizem muito através de palavras, mas também com seus olhares, postura, pequenos gestos. Estamos sendo capazes de nos conectar com nossos filhos e OUVIR atentamente o que estão querendo nos dizer? Algumas dicas são:

Olhos nos olhos

Se necessário, abaixe-se para ficar na altura dos olhos do seu filho e fale respeitosamente ou simplesmente escute atentamente seu filho. Observe que falamos de forma mais gentil se nos esforçamos para olhar nos olhos da criança. É a conexão que se estabelece pelo contato visual.

Pare o que você estiver fazendo

Avise seu filho quando você poderá ouvi-lo com total atenção e faça isso. Não se distraia com outros objetos ou pessoas. Dedique esse tempo especial ao seu filho.

Demonstre empatia procurando se colocar no lugar do seu filho

Valide os sentimentos dele dizendo: “Eu imagino como você está se sentindo...”

Pergunte (em vez de falar):

“Como podemos resolver isso? Como posso te ajudar? ”

Ofereça (em vez de impor) ajuda:

“Como posso te ajudar?” E sempre que necessário reafirme seu amor: “Eu te amo e sei que conseguiremos achar uma solução para essa questão juntos.”

bottom of page